segunda-feira, 19 de maio de 2008

Can You Cannes, Cannes, Cannes?...

Saudações cinéfilas!

Maio é mês de Cannes, o mais famoso festival de cinema do mundo.

Maio é, no sul de França, mês de famosos, paparazzi, homenagens, moda, dietas, publicidade à bruta, filmes de qualidade e águas a €20.

Não me interpretem mal, eu adoro Cannes (visto da net, que o rendimento ainda não chega para as águas...), porque tudo isto faz do festival aquilo que ele é: grandioso & glamoroso.

Já está na meia idade mas não perdeu qualquer vigor. Continua a ser daquelas coisas que dificilmente não agrada a gregos e troianos. Gosta de cinema? Cannes também. Aprecia moda? Cannes também. Só sabe falar de futilidades (como é que a Victoria "I'm such a boneca insuflável" Beckham ainda não se infiltrou?...)? Cannes também. Gosta de abordar assuntos sérios através da 7ª arte? Adivinhou... Bem-vindo a Cannes.

Porque este festival de caprichos (Palme d'Or para Fahrenheit 9/11 pelo júri do grande QT foi o meu preferido!!!) não perdeu qualidade e continua a seleccionar aqueles filmes que o povo (povo = eu) gosta, deixando sempre espaço para un certain regard aos os mais pequenos e singelos, eu digo: verdadeiramente prodigioso!

Estou especialmente ansiosa para ver BLINDNESS, CHE, L'ÉCHANGE (CHANGELING), INDIANA JONES AND THE KINGDOM OF THE CRYSTAL SKULL, MARADONA BY KUSTURICA e claro VICKY CRISTINA BARCELONA.

Este ano há ainda o giga-furor em redor do fenómeno Jolie-Pitt (que por sinal é altamente contagioso! Aqueles dois - mais a sua malta pequena - põem a malta em alvoroço absoluto! É demasiada coisa boa concentrada numa só família. A sério, adoro-vos!), ainda mais agora, com a Angelina graciosamente fecundada... A dobrar.

Se algum dia o planeta for ao fundo, salvem-se! Há um gajo chamado Noé que costuma ser bom nisso.


Porque Cannes é um melting pot.
Porque na mesma passadeira rouge circulam génios (já tenho saudades do David... Para não falar do Viggo, com bigode e beijo na boca! Oh, equipa maravilha...) e... outras almas menos dotadas pelo Senhor (O que é que a Petra Nemcova faz por ali, meu povo?).
Wonder Team em 2005, com A History of Violence

Porque há realeza e há fellatio (Brown Bunny... Mente aberta!).
Porque há champanhe & travecas (com todo o respeito, "senhoras").

Lovaly...

Porque Cate Blanchett está de volta (e a vestir Giorgio Armani). E Indy também!
Porque há Saramago e Kung-Fu Panda.
Porque há uma fabulous party Dolce & Gabanna (acho que dava um dedinho do pé para estar lá... Assim um mindinho, que não faz muita falta), eu pergunto: Can You Cannes? É que dá cá uma trabalhera...

For now, that's a wrap!

Sem comentários: