Saudações cinéfilas!
Estou contente! Este fim-de-semana vi bons filmes, embora só um pela primeira vez.
Isto de se andar a (re)aprender francês na Alliance Française tem as suas vantagens, já que aquela colecçãozinha de filmes franceses da biblioteca está à disposição dos alunos. Ora posto isto, cada vez que tenho aula vou lá buscar um! O desta semana foi Nikita (1990) de Luc Besson. O homem pode ter um aspecto um bocado horrível, mas lá vai casando com as suas actrizes, e faz filmes de acção como ninguém! Aliás, engane-se quem pensa que os americanos são os melhores a fazer acção, porque são mesmo os franceses (e comédia também, diga-se de passagem)! E sendo Luc Besson a alminha responsável por Léon e The Fifth Element, dois filmes que adoro, a escolha até foi óbvia!
A desgraçada da Nikita (Anne Parillaud) é uma drogada, condenada a prisão perpétua depois de um assalto ter acabado com a morte de dois polícias. Sorte a da moça até ter perfil de assassina profissional. É recrutada por Bob (Tchéky Karyo), que a tira da prisão e lhe oferece uma nova vida como hitwoman do governo francês. Nikita estuda, luta e aprende a comportar-se como uma senhora, até que chega o dia em que está pronta para voltar à selva e começar as suas missões. Sai, apaixona-se (química fantástica entre Anne Parillaud e Jean-Hugues Anglade), e tudo corre bem, até ao dia em que uma missão lhe foge do controlo... (Assim final aberto para irem ver o filme!) Depois vi Finding Neverland (2004), que dispensa sinopses, críticas ou apresentações. É com Johnny Depp e Kate Winslet, e se isso não for razão suficiente para ver um filme, nem que seja passado na Idade Média, tenham lá paciência, mas assim não há conversa possível!!
E por fim, Everything Is Illuminated, um filme independente da Warner Independent Pictures, baseado no livro pseudo-biográfico de Jonathan Safran Foer e que marca a estreia de Liev Schreiber como realizador e argumentista.
A storyline é esta: o jovem americano Jonathan (Elijah Wood) parte para a Ucrânia em busca da mulher que salvou o seu avô dos Nazis. Poderia ser muito dramático (e que, de certa forma, não deixa de o ser), não fossem os peculiares funcionários da agência de viagens Heritage Tours, a cadela Sammy Davies Jr. Jr. ou uma batata voadora...
"Please, do not be distressed."
Amanhã vou tentar fazer sessão dupla: Burn After Reading e Mamma Mia!, e a ver se durante a semana vejo Before the Devil Knows You're Dead, que tal falha já é uma vergonha!
Boa semana!
Sem comentários:
Enviar um comentário