sábado, 26 de dezembro de 2009

Avatar - A Desilusão do Ano!

Este ano vi imensos filmes. Alguns mais conhecidos, outros menos, mas nenhum tão publicitado como Avatar.
As espectativas eram mais que muitas e, apesar de eu ter as minhas reservas em relação a James Cameron, a estreia do filme fez-se acompanhar por críticas fabulosas. Avatar começou a fazer parte das listas de melhores filmes do ano e foi nomeado para quatro Golden Globes. A minha parada subiu - comecei a achar que ia ver o The Dark Knight de 2009.
Mas Avatar está longe disso, porque o argumento é uma pequena (e demasiado usada) bosta. O cenário geral opõe "civilizadores" gananciosos a "selvagens" ingénuos, destacando-se a conversão do melhor dos "civilizadores" num "selvagem" de coração puro, que acaba a salvar toda a gente. Seen it before, dear... Sentimento de culpa pós-colonial já não pega!
Como é que se pode construir um bom filme com um mau argumento? YOU CAN'T! Daí a minha surpresa com todo o amor que os críticos mostram por este filme... Estarão eles iludidos pelo aspecto visual? Não seria a primeira vez... Há doze anos, Titanic apaixonou toda a gente, mas hoje, visto por olhos que estão habituados a todo este gigantismo visual, o filme é bem menos louvado.
Este é o truque Cameron - transformar um argumento pobre numa espectacularidade visual sem precedentes, pondo todos de joelhos em frente à tela. Nisso, o homem é um génio, e este seu Avatar não é excepção. Por isso (e SÓ por isso) recomendo-o. É lindíssimo de ver - no cinema!
PS - Qual foi a ideia de fazer os habitantes de Pandora africanos pintados de azul!?

1 comentário:

nyzx disse...

ehehehhehe

Eu já estou um bocado vacinado contra este tipo de publicidade que vai por detrás dos filmes. Não gosto de entrar na sala de cinema com expectativas, porque já sei que podem sair furadas e influenciar a minha avaliação global.

Mas... não foi o melhor filme que eu fui ver ao cinema este ano, de todo!

Também reparei na inspiração africana, achei ridículo a cena do acasalamento (Cheez!), mas também reconheço que existe ali muito trabalho de efeitos visuais e de boa qualidade como também referiste.

Em termos gerais... não achei que fosse um filme espectacular, mas dou-lhe um 'Bom'. Mas é complicado ter um filme de excelentes efeitos especiais e com um bom argumento. É quase como... "Não é possível ter as 2 coisas ao mesmo tempo." Mas reconheço também, que houve potencial não explorado no filme.

Neste filme faltou-lhe "aquele tempero".