quinta-feira, 1 de outubro de 2009

OH! MY! GOD!

O fenómeno estava anunciado há muito! A publicidade dúbia (arma-chave de low-budgets com grande potencial) estava por todo o lado, e prometia bastante. Eis que o filme estreia, e o fenómeno é real! District 9 é um filme como poucos.
De um cast e crew composto por (quase) desconhecidos da indústria , só o nome de Peter Jackson salta à vista. Como produtor, diz-se que terá dado 30 milhões de dólares ao realizador Neill Blomkamp e dito: "Faz o que quiseres". Bless him!
O filme parte de Alive in Joburg (2005), uma curta de Blomkamp, e esta é inspirada na infância do realizador, vivida em pleno apartheid. Aqui percebemos que este filme está longe de ser uma história de aliens, baseando-se em, chamemos-lhes, "factos reais".
A ficção é filmada documentalmente. Os efeitos especiais são fantásticos, porque são imperceptíveis (by the way: Go, WETA!). A banda sonora, com notória influência arabec, pode ter interpretações várias (entre invasões e ditaduras "democráticas", venha o diabo e escolha). E a interacção de Wikus (Sharlto Copley - grande interpretação!) com Christopher Johnson é fundada em valores que afinal, não variam assim tanto de humano para não-humano...
Ainda a ler isto? Vai vê-lo JÁ!

Sem comentários: