quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Holy Sh...



é favor pôr em full-screen, que eu não sei formatar o tamanho do vídeo :/

sábado, 26 de dezembro de 2009

Caos Calmo (2008)


Bellissimo! Adoro Nanni Moretti.

Good

Good é daqueles filmes que está lá perto, mas não convence... Dei-lhe 7/10 no IMDb por causa das boas interpretações - não fosse o Viggo o protagonista!
Nazis ingénuos? Seriously?...

Avatar - A Desilusão do Ano!

Este ano vi imensos filmes. Alguns mais conhecidos, outros menos, mas nenhum tão publicitado como Avatar.
As espectativas eram mais que muitas e, apesar de eu ter as minhas reservas em relação a James Cameron, a estreia do filme fez-se acompanhar por críticas fabulosas. Avatar começou a fazer parte das listas de melhores filmes do ano e foi nomeado para quatro Golden Globes. A minha parada subiu - comecei a achar que ia ver o The Dark Knight de 2009.
Mas Avatar está longe disso, porque o argumento é uma pequena (e demasiado usada) bosta. O cenário geral opõe "civilizadores" gananciosos a "selvagens" ingénuos, destacando-se a conversão do melhor dos "civilizadores" num "selvagem" de coração puro, que acaba a salvar toda a gente. Seen it before, dear... Sentimento de culpa pós-colonial já não pega!
Como é que se pode construir um bom filme com um mau argumento? YOU CAN'T! Daí a minha surpresa com todo o amor que os críticos mostram por este filme... Estarão eles iludidos pelo aspecto visual? Não seria a primeira vez... Há doze anos, Titanic apaixonou toda a gente, mas hoje, visto por olhos que estão habituados a todo este gigantismo visual, o filme é bem menos louvado.
Este é o truque Cameron - transformar um argumento pobre numa espectacularidade visual sem precedentes, pondo todos de joelhos em frente à tela. Nisso, o homem é um génio, e este seu Avatar não é excepção. Por isso (e SÓ por isso) recomendo-o. É lindíssimo de ver - no cinema!
PS - Qual foi a ideia de fazer os habitantes de Pandora africanos pintados de azul!?

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

River Queen (2005)

River Queen é uma tentativa falhada de fazer um épico local. O argumento fraco junta-se a truques estereotipados deste género fílmico, abusando dos slow motions e da banda sonora orquestral (usada em momentos pouco adequados, aliás).
Ainda assim, o filme mostra as paisagens deslumbrantes da Nova Zelândia, bem como algumas das tradições dos Maori - razão que me despertou o interesse desde o início.
O dedinho cortado à machadada é um nadinha à The Piano, não?

Gods and Monsters (1998)

Há séculos que andava para ver Gods and Monsters e, felizmente, a espera valeu a pena!
Este drama recria os últimos dias do realizador James Whale, génio do terror da Golden Age de Hollywood, com títulos como Frankenstein (1931), The Invisible Man (1933) e Bride of Frankenstein (1935) na sua filmografia. Afastado da realização há muitos anos (homossexualidade assumida dava exílio naquele tempo), Whale torna-se amigo do seu jardineiro, cujas parecenças com a criação icónica do realizador são impossíveis de ignorar.
O filme ganhou o Óscar para melhor argumento adaptado, e teve ainda nomeações para Ian McKellen e Lynn Redgrave, respectivamente nas categorias de melhor actor e melhor actriz secundária. Até Brendan Fraser, actor que eu tanto desprezava, está excelente!
Interpretações fantásticas suportadas por um bom argumento, coisa rara nestes dias. Recomendo vivamente. E façam o favor de ver os filmes de Whale depois, que vale bem a pena! Friend, good! :)
Desejo a todos um feliz Natal!

sábado, 19 de dezembro de 2009

:'D

Participate Africa Outreach Project

Medo...

Este remake produzido por Dino de Laurentiis pode ser um guilty pleasure para alguns. Para mim, nem por isso... King Kong (1976) é tão mau que eu disse "ai, isto é tão mau!" umas quantas vezes enquanto o via. De todo o filme destaco o cabelo do Jeff Bridges. Era tão forte e esvoaçante...

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

SAG Noms!

As nomeações para os SAG estão aqui.

Diane? That's unexpected, but she was awesome in Basterds! :)

Oh, dear Viggo... They've snubbed you again :(

Gossip, gossip, gossip...

Dear Nic, there's this thing called a mirror, you know? And the WHITE powder!? Honey, what have you been sniffing? Jezz...

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Golden Globes!

Os nomeados estão aqui!
Há nomeações que me parecem um nadinha exageradas (Julia Roberts por Duplicity...?), mas no geral não há surpresas.
A cerimónia está marcada para 17 de Janeiro. Por cá, esperamos que haja um canalzinho por cabo que a passe.

Do We Like It?...

Seriously!?

STARmeter Top 25 of 2009

Passamos de Johnny para este "actor"?... Tá bonito, tá...

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Go, Viggo!

And the award season begins...

Aqui estão os nomeados para o 15TH ANNUAL CRITICS’ CHOICE MOVIE AWARDS.

Saoirse já é a menina prodígio da sua geração!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009


Ficção científica calma e silenciosa, muito ao estilo de Solaris (2002) (embora umas cinquenta vezes melhor!).
Moon é um bom filme, protagonizado por um ainda melhor Sam Rockwell, que interpreta múltiplas versões de si mesmo.
A ginástica com o modesto orçamento de 5M é admirável, e os prémios vão surgindo.
Só não da retórica voz off do fim... Soube a cliché, num filme que não os tem.

Forgotten Silver (1995)

Em 1995, Peter Jackson e Costa Botes realizaram o documentário Forgotten Silver, sobre o prodigioso realizador neozelandês Colin McKenzie.

Uma descoberta acidental na casa de uma vizinha (a mulher de McKenzie) levou Jackson a unir uma equipa que passaria meses a investigar o passado deste homem, que poucos conheciam. Não demorou muito tempo para que a equipa percebesse que perante eles estava um inglório pioneiro do cinema.

Entre outras coisas, McKenzie inventou o tracking shot, o close-up, o filme com som e o filme a cores. Sozinho, e muito antes das descobertas convencionadas pela história do cinema.

Contudo, esta história não está errada... Porque Forgotten Silver é um mockumentary, o que equivale a dizer (em bom português) PETA! :D

Interessante para o cidadão comum, excelente para quem tenha o mínimo conhecimento técnico de cinema, e perceba como todo o relato é absurdamente divertido!

Gossip, gossip, gossip

Tendo em conta que uma ficou sem marido para ele se juntar à outra, estamos muito AMIGAS FOREVER!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

I heart nick & warren!

Follow the link inside this link!